O sonho e a luta de mais de 30 anos do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) começou a se tornar realidade na noite de quarta-feira, dia 10 de julho, quando a Câmara aprovou o texto-base que regulamenta a Reforma Tributária.
Foram 336 votos a favor, 142 contra e duas abstenções.
A matéria agora será encaminhada para análise do Senado.
Considerado e homenageado por diversas vezes como o “pai” e responsável pela criação do Simples e do MEI – Microempreendedor Individual, Hauly também se consagrou como o líder, pai e o porta-voz da Reforma Tributária.
Nas últimas semanas, Hauly passou a maior parte do seu tempo explicando os principais pontos da Reforma Tributária: para os deputados que ontem votaram a favor e também para a sociedade por meio de dezenas de entrevistas que concedeu aos principais veículos de comunicação do País.
Como o tema é bastante complexo, ele também passou a gravar, de forma bastante didática, vídeos curtos para informar sobre as vantagens desse projeto que irá aposentar o velho e caótico modelo vigente para um novo sistema tributário que promoverá o crescimento econômico do Brasil.
Para se ter uma ideia de quanto tempo Hauly estuda e luta pela implantação da Reforma Tributária, em 1991 ele apresentou o seu primeiro projeto na Câmara Federal.
Quando percebeu que a tramitação não iria avançar, ele então se dedicou à criação do Simples e depois do MEI, leis que revolucionaram o crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil.
Com a Reforma Tributária, que abrangerá todos os setores da economia, Hauly acredita que, além de beneficiar as famílias que ganham menos irá também promover uma grande expansão das empresas com maior geração de emprego e renda.